Apresentação

A Revista Científica IUEJ é uma publicação dos trabalhos acadêmicos do INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO JURÍDICO ( IUEJ), em formato impresso com periodicidade trimestral. Destina-se á publicação de trabalhos técnico- científicos de professores, profissionais e alunos envolvidos em estudos e práticas. Tem por finalidade contribuir para a produção, divulgação e utilização do conhecimento produzido no âmbito da Psicologia e Direito. A revista IUEJ publica artigos, notas técnicas, anais de eventos científicos, resenhas e traduções inéditas, nacional e internacional, com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive artigos interdisciplinares de pesquisa aplicada com olhar para a Psicologia e Direito.

Expediente

CONTATO

Rua Carlos Guido Ferrari Lobo - Quadra D N°427
Tabuleiro dos Martins - Maceió Alagoas. CEP: 57071-410
EMAIL: contato@iuej.com.br
Telefone e whatsapp 87.98155.1020

PERIODICIDADE

Trimestral

EQUIPE EDITORAL

Normas para publicação

A revista UM OLHAR ENTRE O DIREITO E A PSICOLOGIA , tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais .

1. PROCEDIMENTOS PARA ACEITAÇÃO DOS ARTIGOS: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, que não tenham sido publicados em qualquer outro periódico ou coletânea no País. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

• Primeira etapa: seleção dos artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais;
• Segunda etapa: parecer de qualidade, a ser elaborado pelos coordenadores Cientificos. A Comissão Editorial e os consultores científicos, por ela indicada, compõem o filtro de qualidade responsável por essa etapa. Os pareceres comportam três possibilidades:

a. aceitação integral;
b. aceitação, com alterações;
c. recusa integral.

1.1. Línguas: Serão aceitos trabalhos redigidos em português. Trabalhos em outras línguas poderão ser aceitos, dependendo da consulta prévia ao Conselho Consultivo.

1.2. As opiniões e conceitos, contidos nos artigos, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

2. TIPOS DE COLABORAÇÕES ACEITAS PELA REVISTA: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem na seguinte categoria:

2.1. Artigos Científicos (mínimo de 15 laudas e máximo de 30 laudas): apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos, referentes à pesquisa e desenvolvimento, que atingiram resultados conclusivos significativos. Os artigos originais, referentes à pesquisa experimental, devem conter todas as informações necessárias que permitirão ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor. As publicações de caráter científico deverão conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários), e Referências.

3. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

Normas para apresentação dos originais: Deverão ser submetidos através do sistema de editoração on-line (editor de texto Word), dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com as seguintes especificações:

3.1 Artigos Científicos

Os artigos científicos, em formato eletrônico, deverão ser apresentados em arquivo Word, com no mínimo 15 e, no máximo, 30 páginas. Página: configurada em formato A4, com margens superior, inferior e direita, com 2 cm; margem esquerda, 3 cm. Texto: Justificado, Fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço entrelinhas 1,5, com recuo inicial de parágrafo de 1,25 cm. Titulo e subtítulo: caixa alta, negrito, recuo a esquerda, numerados na sequencia sequência, corpo 12. Titulo: em fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, caixa alta.
Autoria ( máximo 3 autores): a direita, com nome completo; qualificação em nota de rodapé, inserir o(s) nomes(s) do (a/s) Autor (a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, Orientador e Instituição de Ensino Superior; Resumo: utilizando fonte Times New Roman, em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave, separadas por ;(ponto e virgula).Usar fonte Times New Roman em corpo 12. Resumo bilíngue em qualquer dos idiomas: português, inglês, francês, italiano, espanhol. Palavras chaves: bilíngue, entre 3 e o máximo de 5 palavras-chave.
Corpo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e margens justificadas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Citações: citações com mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4cm maior que a do parágrafo; as citações, de até três linhas, devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
Citações de fonte por meio de nota de rodapé: corpo 10, digitadas dentro das margens, recuada a esquerda e com espaço simples, de entrelinhas. Tabelas: inseridas no texto.
Referências: obrigatório, ao final do texto, inserir as referências bibliográficas, em fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, em ordem alfabética.

O envio dos artigos para a Revista implicará na prévia autorização para publicação no site, nos termos descritos a seguir. O(s) autor (es) do presente trabalho assegura(m) que:

1. Todos os autores mencionados participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação.
3. As opiniões contidas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
4. Este trabalho será submetido à aprovação do Conselho Editorial da revista UM OLHAR ENTRE O DIREITO E A PSICOLOGIA

Submissões

Submissão impressa sendo realizada a inscrição para submeter através do site: www.iuej.com.br

Carta de autorização para publicação e concessão de direitos autorais
Download Carta de Autorização

Coordenadores Científicos

CARLOS HENRIQUE DA SILVA

Advogado, Faculdade Damásio de Jesus. Pós-graduando pela AMPERJ – Associação dos Membros do Ministério Público do Rio de Janeiro; Mestre em Criminologia Forense pela Universidade de Ciências Sociais e Empresarial de Buenos Aires, Argentina; Doutorando em Direito pela Universid Mar de Plata.

CRISTIANY MORAIS DE QUEIROZ

Doutora e Mestre em Antropologia pela UFPE. Psicóloga clínica, Professora da Faculdade Damas, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente da Faculdade Damas.

NATÁLIA BARROCA

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especializada em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco em convênio com a Faculdade Maurício de Nassau. Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como Conciliadora pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco,no Juizado Especial Cível. Exerceu o cargo de Secretária Parlamentar (Chefe de Gabinete) na Câmara Municipal do Recife. Atualmente é professora de Direito Penal, Processo Penal e Prática Forense Penal na Faculdade Metropolitana do Grande Recife - FMGR; professora universitária na Devry UNIFAVIP Caruaru, onde leciona Direito Penal - teoria geral da pena e Direito Penal, legislação penal extravagante. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Penal da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/OAB-PE). Professora de cursos de atualização e de pós-graduação na Escola Superior de Advocacia de Pernambuco - ESA-OAB/PE. Professora de Direito Penal da Saúde, na pós graduação lato sensu em Direito Médico e da Saúde do Instituto dos Magistrados do Nordeste - IMN; em Direito Processual Penal na Estácio Recife. Palestrante e escritora. Orientadora de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização, na área de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Direito à saúde. Membro-associada da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito - ABraSD. Membro associada da Associação de Linguagem e Direito - ALIDI. Membro associada da ANDHEP - Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação. Membro associada do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Membro associada do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Atuou como Colunista semanal sobre Direito da Saúde na Rádio JC News 90,3 FM. Articulista.

Edições

UM OLHAR SOBRE O DIREITO E A PSICOLOGIA - v.1, n.1 abril/junho 2020

Download Revista


Coordenador Executivo

ANA PAULA DIAS DANTAS CURSOS – ME (IUEJ- Instituto Unificado de Ensino Jurídico), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda do Brasil, sob o nº 23.305.595/0001-99.