Bruno Trigueiro

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco – ESA-OAB/PE. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ocupando atualmente o cargo de Assessor Jurídico de Desembargador. Leciona Direito Processual Penal no Espaço Jurídico (Recife) e no Curso Eu Vou Passar. Professor e coordenador da Pós-Graduação de Direito Penal e Processo Penal do Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN). Professor de Processo Penal da Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais (IBCJUS).

Fabiano Saraiva

Promotor de Justiça MPPE. Ex Juiz de Direito TJBA. Professor da Pós-Graduação do Unipê - Centro Universitário de João Pessoa. Professor da Pós-Graduação do IESP - Instituto Educação Superior da Paraíba . Professor de Direito Processual da ESA-PB. Professor de Direito Processual Penal da ESMP - Escola Superior do Ministério Público. Ex- Professor de Direito Processual Civil da Faculdade Asces. Bel. em Direito - U.F.C. -Universidade Federal do Ceará. Especialista em Processo Penal - U.F.C. Doutorando em Direito Processual - USAL – Universidade de Salamanca - (Espanha).

Ricardo Galvão

Mestre em Direito pela UFPE-FDR. Especialista em Ciências Criminais pela UFPE. Professor da Universidade Católica de Pernambuco e do Espaço Jurídico em cursos Preparatórios para concursos. Advogado Criminal.

Adrielmo de Moura

Mestre em Direitos Humanos pela UFPE (PPGDH). Pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Graduação em Direito pela Faculdade ASCES (2005). Atualmente é Supervisor de Estágio do Escritório de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), Docente do Curso de Direito Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), Integrante da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas (ACLJ), membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) e diretor da sub seccional da OAB em Caruaru.

Laudemiro Ramos

Advogado. Especialistas em Ciências Criminais pela Faculdade ASCES-UNITA, Pós-graduando em Direito Constitucional e Pós-Graduando em Direito Processual Penal, ambos pela Faculdade Damásio.

Geovane Moraes

Advogado e professor de Direito Penal do CERS Cursos OnLine, Portal Carreira Jurídica e do Portal Exame de Ordem. Escritor de diversas obras jurídicas.

Paulo Furtado

Delegado de Polícia Civil de Pernambuco, atualmente titular da 2ª Delegacia de Homicídios da Capital - DHPP, Especialista e em Ciências Jurídicas Direito Penal, Professor Universitário de Graduação e Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, bem como de Cursos Jurídicos Preparatórios para concursos públicos e exame da ordem

Perpétua Dantas

Mestre em Ciência Política (UFPE), Especialista em Ciências Criminais (ASCES/UNITA), Professora de Direito Penal ASCES/UNITA, Advogada, Coordenadora do Escritório de Práticas Jurídicas e do Programa Adoção Jurídica de Cidadãos Presos da ASCES/UNITA, pesquisadora do Grupo de Pesquisa – UFPE/CNPq:Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos, Secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru.

Ana Paula Dantas

Mestranda em Ciências Criminais pela Universidade UCES- Buenos Aires Argentina, Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola da Magistratura –ESMAPE, Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco – ESA-OAB/PE, Pós Graduada em Psicopedagogia, pedagoga, professora de Pós Graduação na Universidade Tiradentes- UNIT

Nívea Braga

Mestre em Ciências Criminais pela Universidade UCES- Buenos Aires Argentina, Professora de Penal e Processo Penal da Faculdade FBV . Advogada Criminal.

Jorge Wellington

Advogado Criminalista, Presidente da OAB/PE subseccional Garanhuns PE. Possui mais de mil horas em Tribunal de Júri, Advogado do "Caso Serrambi"

João Lucas

Advogado criminalista Especialista em ciências criminais

DIA 28/04 - SEXTA

18h - Credenciamento

19h - Bruno Trigueiro

O PRINCÍPIO DA PRESENÇÃO DA INOCÊNCIA E A POSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO PROVISÓRIA DE ACÓRDÃO CONDENATÓRIO PROFERIDO EM RECURSO DE APELAÇÃO.

19h50 - Fabiano Saraiva

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA: "AVISO DO MIRANDA", LIMITES E ILEGALIDADES.

20h50 - Ricardo Galvão

O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE NO CÓDIGO PENAL.

DIA 29/04 - SÁBADO

8h - Credenciamento

9h - Adrielmo de Moura

A TORTURA E A CULTURA DA VIOLÊNCIA NAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS.

9h40 - Laudemiro Ramos

O Direito Penal do Inimigo e o Ordenamento jurídico brasileiro.

10h30 - Geovane Moraes

O DIREITO PENAL EM TEMPOS DE ATIVISMO JUDICIAL.

11h20 - Paulo Furtado

A APLICAÇÃO DA TEORIA DA CEGUEIRA DELIBERADA NOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO.

12h - Intervalo para almoço

14h - Jorge Wellington

Tribunal do Júri: Uma Instituição Milenar e sua vigência na sociedade pós-moderna.

14h40 - Ana Paula Dantas

15h30 - Nívea Braga

A INFLUÊNCIA DO PODER MIDIÁTICO NO PRINCIPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.

16h20 - Perpétua Dantas

QUEM AMA NÃO MATA: UMA REFLEXÃO SOCIOJURÍDICA DO CRIME PASSIONAL NO BRASIL.

17h - João Lucas

O júri e o desenvolvimento do âmago da defesa, junto á aplicação da retórica.

II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

TÊNDENCIAS E REALIDADES NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO

28 e 29 de abril - 2017

Apresentação

O II Simpósio de Ciências Criminais, promovido pelo IUEJ - Instituto Unificado de Ensino Jurídico, se apresenta ao público acadêmico e profissional como o segundo evento com propósito de fomentar o diálogo, a troca de experiências e conhecimentos científicos, com enfoque nas Ciências Jurídico-Penais, através de debates com os mais variados e reconhecidos Profissionais Juristas e de áreas afins das Ciências Criminais. O presente Evento, busca nesse contexto, comemorar e intensificar esse tão importante encontro de debates com o sentido último de contribuir para o desenvolvimento das Ciências Criminais, dentro e fora da Cidade de Caruaru, e, assim, dar passos firmes à uma sociedade mais justa, segura e solidária. O Evento será realizado será realizado no período de 28 a 29 de abril de 2017, na cidade de Caruaru – PE, e terá como tema principal: “TENDÊNCIAS E REALIDADES NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO”, que promoverá um diálogo entre profissionais, estudantes de Direito e áreas afins, no contexto nacional, priorizando temas que trazem visibilidade as alterações e temas ligados ao Direito Penal e Criminologia à atuação dos profissionais e contribua na sua atualização. Estimamos a participação de 500 pessoas, com uma programação composta por debates, perguntas e troca de experiência.

OBJETIVO

Ao reunir, em foro público, reconhecidos professores, pesquisadores e alunos dos mais variados programas de graduação e pós-graduação, o II Simpósio de Ciências Criminais, têm por objetivo propiciar e, mais que isso, estimular o debate em torno das mais variadas questões referentes à Criminologia, ao Direito Penal e ao Processo Penal, em suas diversas relações com a Justiça. Visa ainda, analisar os processos de reformulação do Ordenamento Jurídico Brasileiro, em sua complexidade característica, a qual reflete uma sociedade de: risco, consumo, velocidade e informação. Enfim, uma sociedade complexa.

PÚBLICO- ALVO

Juízes, servidores e estagiários da Justiça Estadual, Trabalhista e Eleitoral; Membros, servidores e estagiários dos Ministérios Público Federal, Estadual e Trabalhista; Defensores Públicos, servidores e estagiários da União e do Estado; Advogados público e Privado; áreas afins, como policiais, bacharéis estudantes. Todas as áreas do conhecimento que trabalham e desenvolvem trabalho na área Jurídica.

LOCAL

Complexo SENAC Caruaru
Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis
Caruaru, PE

CARGA HORÁRIA

30 horas - Atividade Complementar com entrega de certificado.